Livro Pai Rico Pai Pobre

Tempo de leitura: 3 minutos

O livro Pai Rico Pai Pobre é de autoria de Robert Kiyosaki.

O autor consegue tratar sobre vários temas de educação financeira como ninguém. Ele é um gênio na arte de ensinar finanças para pessoas comuns.

Pena que muitas pessoas considerem as estratégias e os conceitos que ele ensina absurdos.

O autor expõe todos os ensinamentos que aprendeu com seu “Pai Rico”, que na verdade era pai de seu melhor amigo Mike. Assim como expõe o que aprendeu a não fazer com seu “Pai Pobre”.

Ambos os pais eram muito inteligentes, porém um tinha até Ph.D (Pai Pobre) e o outro não concluiu o segundo grau (Pai Rico).

Pai Pobre dizia a ele para ir a escola, se dedicar e tirar boas notas e certamente ele conseguiria um emprego com um bom salário e seguro.

Já Pai Rico ia totalmente contra esse conceito.

Seu pai verdadeiro foi um homem muito bem instruído, inclusive chegando a ser Secretário de Estado de Educação no Havaí, porém em toda a sua vida, não conseguiu acumular riqueza nenhuma.

Já Pai Rico era um dos homens mais ricos do Havaí.

Em Pai Rico Pai Pobre, o autor explica os ensinamentos com clareza e simplicidade, ao contrário de muitos autores de educação financeira.

Ele usa vários diagramas muito simples, que qualquer criança entenderia, para exemplificar o fluxo de caixa. Por esse motivo o livro é considerado um best-seller.

Ativos e passivos

Alguns conceitos são repetidos várias e várias vezes, parecendo que o autor quer fixar certas coisas em nossa cabeça. Como por exemplo:

As pessoas ricas compram ativos. As pessoas pobres e de classe média adquirem obrigações pensando que são ativos.

Dentro desse princípio dos ativos, Pai Rico diz que você deve adquirir ativos, e com o que esses ativos lhe renderem, aí sim deve comprar coisas supérfluas e assim que você adquirir ativos suficientes, eles crescerão por conta própria. Como expressou no pensamento a seguir:

É como plantar uma árvore. Você a rega durante anos e, então, um dia, ela não precisa mais disso. Suas raízes são suficientemente profundas. Então, a árvore lhe proporciona sombra para seu prazer.

Outra coisa que é muito frisada no livro Pai Rico Pai Pobre é a chamada “corrida dos ratos”.

Esta “corrida” é como se fosse um ciclo, onde a maioria da população se encontra. Este ciclo se consolida através de maus hábitos e atitudes impensadas a respeito de dinheiro.

A quantidade de pessoas acumuladas na “corrida dos ratos” é estimulada pelo consumismo, pelo marketing inteligente utilizado pelas grandes marcas e pelo senso comum, que leva as pessoas a terem coisas desnecessárias apenas por status ou outro motivo irrelevante.

Lições do Pai Rico

Um capítulo do livro é dividido em várias lições, sendo elas:

  1. Os ricos não trabalham pelo dinheiro
  2. Para que alfabetização financeira?
  3. Cuide de seus negócios
  4. A história dos impostos e o poder da sociedade anônima
  5. Os ricos inventam dinheiro
  6. Trabalhe para aprender – não trabalhe pelo dinheiro

Com o livro Pai Rico Pai Pobre começaremos a publicar sobre alguns livros de educação financeira, assunto que todo empreendedor deve dominar se não quiser estar fadado ao fracasso.

Ficha técnica do livro Pai Rico Pai Pobre

Capa do livro Pai Rico Pai Pobre

Título: Pai rico pai pobre
Autor: Robert T. Kiyosaki, Sharon L. Lechter
Número de páginas: 192
Link para compra (link afiliado)

5/5 (1 votos)

 

O que você acha deste livro?