Resumo Do Livro O Príncipe

Tempo de leitura: 1 minuto

O livro O Príncipe é uma espécie de manual de gerenciamento de pessoas e administração em geral.

Como ele foi dedicado a um príncipe e é datado do século XVI, expõe suas opiniões sobre os governos e os governantes da época.

Se você deseja aprender um pouco com o livro, terá que tentar “traduzir” os ensinamentos passados para um ambiente empresarial, porém isso não é difícil, já que a leitura desta obra é muito agradável.

Um amigo que já leu esse livro disse-me que o autor não retrata nada além do óbvio em sua obra.

Eu tive que concordar.

Porém o mais interessante nele, e que me deixou um pouco surpreso devido a época em que ele foi escrito, é ele expor conceitos de administração que são essenciais até hoje e que muitas empresas ainda não são capazes de fazer.

O livro foi escrito 500 anos atrás e tanto tempo depois pode ser tido como referência.

O livro O Príncipe foi escrito por Nicolau Maquiavel no início do século XVI, como já foi dito, quando a Itália do Renascimento estava em grande desordem, pois o Estado era constituído de vários principados muito mal-organizados e governados muitas vezes por pessoas sem competência alguma.

Sendo ele (Nicolau Maquiavel) o Segundo Chanceler da República de Florença, tinha experiência e autoridade para escrever sobre gerenciar pessoas e administração, além de conhecer as histórias de grandes governantes e dos piores também.

O livro foi dedicado a Lourenço de Médici II, com a esperança de que este conseguisse expulsar os invasores e mercenários estrangeiros da Itália.

Ficha técnica do livro O príncipe

Livro O Príncipe

Título: O Príncipe
Autor: Nicolau Maquiavel
Número de páginas: 168
Link para compra (link afiliado)

4/5 (1 votos)

O que você acha deste livro?