Resumo Do Livro Liderança Em Foco

Tempo de leitura: 3 minutos

O livro Liderança em foco é resultado de um debate, uma discussão entre Mario Sergio Cortella e Eugenio Mussak. Cortella é filósofo e educador, além de conferencista e escritor. Mussak é médico, professor, educador e palestrante.

Esse debate só poderia ser impressionante, levando em consideração as qualificações e experiências dos autores, que podem ser vistas com maiores explicações no livro.

Assim como no livro O monge e o Executivo, os autores expõe muito bem as diferenças entre chefe e líder. Fazem isso citando filósofos como Aristóteles e Heráclito, assim como o livro O Príncipe, de Maquiavel.

Gosto muito da ideia que o livro dá de que a liderança está em todos os lugares. E também de que pode ser aprendida e desenvolvida por todos.

“Quem decide se quer ser liderado ou não são as próprias pessoas, não o líder”

Dentre as várias qualidades de que um líder necessita citadas no livro, está a legitimidade. Talvez esta seja uma das mais importantes. Essa qualidade que os grandes líderes tem se dá quando da ausência de distância entre o discurso e a prática, segundo Cortella.

Para explicar suas opiniões, os autores recorrem várias vezes para a etimologia das palavras a fim de ampliar a discussão. Isso é ótimo, aumenta o poder de argumentação e dá um sentido mais amplo para as palavras.

Comunicação

Sobre a qualidade de comunicação nos líderes, no livro Liderança em foco é dito que um bom líder deve elevar a condição de seus liderados. Por isso não deve se furtar de falar de formas mais complexas, desde que, com explicações condizentes.

Ainda sobre comunicação, Mussak fala que, bons líderes serão sempre bons comunicadores. O que não quer dizer que serão bons oradores. O que é facilmente suprimido pelo discurso verdadeiro, com a mesma legitimidade citada anteriormente.

“O líder é aquele que abraça, que abarca e que acolhe!” – Mario Sergio Cortella

O líder é aquele que provoca e inspira mudanças. Dizendo isso, os autores trazem à tona o que já foi dito no livro O poder do hábito. Tarefas que fazemos repetidamente, acabam se tornando hábitos. A fim de economizar energia nosso cérebro executa algumas tarefas no modo automático. Precisamos, então, carregar nossos cérebros com bons hábitos.
Os bons líderes são ótimos em fazer isso.

Na página 59 do livro Liderança em foco, Cortella faz uma analogia muito boa entre o relógio e a vida, dizendo que a vida deve ser regida por nossos sonhos, vale a pena conferir.

Aliás, sobre as últimas palavras desse parágrafo, Cortella fala algo interessante no Capítulo 8 de seu livro Por que fazemos o que fazemos? A ideia que as palavras “vale a pena” passam é de martírio, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa dizer (inclusive eu). Como se existisse algum martírio para fazer o que se está fazendo. Assim muitas pessoas entendem os empregos e trabalhos. E um líder jamais deixa isso acontecer com sua equipe.

“Um líder de verdade oferece a causa, o exemplo e a estratégia. Essas três variáveis em forma de motivação!” – Eugenio Mussak

Principais qualidades de um bom líder segundo o livro Liderança em foco

  1. Legitimidade
  2. Boa comunicação
  3. Confiabilidade
  4. Coragem
  5. Relevância
  6. Motivação

Ficha técnica do livro Liderança em foco

Capa do livro Liderança em foco

Título: Liderança em foco
Autor: Mario Sergio Cortella, Eugenio Mussak
Número de páginas: 160
Link para compra (link afiliado)

5/5 (1 votos)

O que você acha deste livro?