Livro Criatividade SA – Ed Catmull

Tempo de leitura: 2 minutos

O livro Criatividade SA foi escrito por Ed Catmull.

Ed é cofundador da Pixar Animation junto com Steve Jobs.

O autor introduz pensamentos sobre gerência que vem aplicando nos últimos 25 anos na Pixar e também na Disney Animation.

É tolice pensar que mudanças podem ser evitadas, por mais que se queira. Não há crescimento sem mudanças.

A obra é uma ótima leitura para quem pretende começar um negócio ou para quem já tem. Pois mostra que existem empresas onde não se pensa apenas em ganhar dinheiro e sim em ter colaboradores felizes e produtivos.

E a consequência disso, no fim das contas, é um maior faturamento.

O ponto central dele é eliminar o bloqueio criativo que existe nas pessoas por vários motivos.

O imprevisível é o terreno no qual ocorre a criatividade.

Conta histórias difíceis pelas quais passou, junto com toda sua equipe para chegar onde chegaram. Hoje sendo um dos estúdios mais famosos e bem sucedidos do mundo.

O segredo é ver o conflito como essencial, porque é assim que sabemos que as melhores ideias serão testadas e irão sobreviver.

O bom do livro Criatividade SA é que Ed expõe os conceitos através da história da construção de vários filmes. (A maioria inclusive vi enquanto era criança)

Além de acontecimentos vivenciados por ele desde a sua infância.

O autor era fascinado pela história e os personagens de Walt Disney.

Nesta época, estabeleceu um objetivo para sua carreira. Que era produzir o primeiro filme animado completamente com computador.

E conseguiu através do filme Toy Story, que foi dirigido por John Lasseter, seu parceiro desde o início da Pixar.

Precisamos pensar no fracasso de uma forma diferente. Não sou o primeiro a dizer que ele, quando abordado da maneira certa, pode ser uma oportunidade de crescimento.

Criatividade SA é dedicado a Steve Jobs, que também é um dos fundadores da Pixar. Steve foi tão importante para a história da Pixar e para seu amigo que o posfacio foi dedicado a ele

Para mim, a melhor abordagem é aceitar que não podemos compreender todas as facetas de um ambiente complexo e focalizar, em vez disso, técnicas para lidar com combinações de pontos de vista diferentes.

Em um trecho do livro o autor fala sobre conhecido e desconhecido. Isso é algo que empreendedores enfrentam todos os dias.

Sobre isso ele diz que devemos tentar encontrar equilíbrio.

Embora a sedução de segurança e previsibilidade seja forte, atingir o equilíbrio significa engajar-se em atividades cujos resultados ainda não estão evidentes. As pessoas mais criativas estão dispostas a trabalhar à sombra da incerteza.

Ficha técnica do livro Criatividade SA

Capa para o Livro Criatividade SA

Título: Criatividade SA
Autor: Ed Catmull
Número de páginas: 320
Link para compra (link afiliado)

5/5 (1 votos)

O que você acha deste livro?