Filme Invictus – Superação E Liderança

Tempo de leitura: 3 minutos

O filme Invictus é simplesmente sensacional. Não consegui anotar nada a respeito dele como faço nos outros filmes. Não consegui, pois estava vidrado, confesso que até me emocionei.

Me emocionei, pois o filme mostra como, utilizando a liderança pelo amor, uma pessoa conseguiu unir um país que estava dividido por raças. Onde durante muitos anos se viveu em uma sociedade dividida social e economicamente.

Mandela passou por cima de tudo o que os favoráveis ao Apartheid o fizeram. Perdoou as pessoas que o tinham mandado para a prisão, onde ficou por 27 anos. Isso sim é um exemplo a ser seguido.

Confesso que não estava esperando muito do filme. Achava que seria mais do mesmo, como todos aqueles outros filmes de superação esportiva. Não tinha ideia de que tratava de todos esses temas que citei anteriormente.

Elenco

Só que para começar, os atores principais são Morgan Freeman e Matt Damon. Grandes astros do cinema, que já foram indicados para o Oscar várias vezes, inclusive com o filme Invictus.

O fato é que é um dos melhores filmes que assisti nos últimos 20 anos (PS.: tenho 22 anos).

O filme se passa na década de 1990 na África do Sul. Mostra a saída de Nelson Mandela da prisão. Sua eleição a presidente deste mesmo país, sendo o primeiro presidente negro. E tudo isso se passa em meio ao fim do Apartheid. Onde a população está muito dividida.

A divisão racial entre negros e brancos sul-africanos ainda era forte e poderia gerar muita violência. Esse era um fato que preocupava o presidente. Então encontrou no Rugby, uma forma de unir sua população.

O time de Rugby da África do Sul vinha sendo um completo desastre nas partidas que disputava. O presidente então marcou um encontro com o capitão da equipe e o motivou, mostrando que uma vitória na Copa do Mundo de Rugby poderia unir a nação.

O poder de liderança que Nelson Mandela exerce é semelhante (para não dizer a personificação) ao descrito no livro O Monge e o Executivo. Mandela segue os princípios da liderança pelo amor. Liderança que preza o bem-estar do próximo. A superação no filme Invictus ainda lembra a do filme Whiplash, com personagens destemidos em direção a objetivos nem um pouco simplórios.

O nome do filme pode ser traduzido do latim como “invicto”. Esta palavra da nome a um poema que Nelson Mandela já foi ouvido várias vezes citando. Um trecho dele pode ser ouvido na voz de Morgan Freeman ao final do filme Invictus.

Poema Invictus

Do fundo desta noite que persiste
A me envolver em breu – eterno e espesso,
A qualquer deus – se algum acaso existe,
Por mi’alma insubjugável agradeço.

Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei – e ainda trago
Minha cabeça – embora em sangue – ereta.

Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.

Por ser estreita a fenda – eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou o senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.

Conclusão: recomendadíssimo

Trailer do filme Invictus

Ficha Técnica

Capa filme Invictus

Título: Invictus
Gênero: Drama biográfico, esportes
Duração: 2h13min

O que você acha deste livro?