Lições Do Livro Sonho Grande, As 10 Matadoras

Tempo de leitura: 2 minutos

As lições do livro Sonho Grande são excepcionais, dentre elas logo no prefácio, escrito por Jim Collins, estão sintetizadas 10 lições que ele diz ter aprendido com os três empresários brasileiros do qual o livro trata.

Veja as 10 lições do livro Sonho Grande, por Jim Collins:

Invista sempre – e acima de tudo – nas pessoas!

Jim conta que a base para o sucesso dos empresários, não foi a genialidade financeira, e sim o fato de eles investirem nas pessoas, principalmente em líderes jovens e talentosos.

Sustente o impulso com um grande sonho!

Gente boa precisa estar sempre motivada por grandes metas, do contrário, gastam sua energia em outro lugar.

Crie uma cultura meritocrática com incentivos alinhados!

As melhores pessoas anseiam por meritocracia, já as pessoas medíocres a temem. É assim que eles pensam e é assim que construíram seu império.

Você pode exportar uma ótima cultura para setores e geografias amplamente divergentes!

Os três sócios sempre tiveram seus valores centrais bem definidos e foram fiéis a eles. Portanto a cultura se perpetua de uma empresa para outra, de um continente para outro.

Concentre-se em criar algo grande, não em “administrar dinheiro”!

Ao invés de focar em administrar dinheiro, eles pensam em construir algo grande, desenvolver algo que seja maior que uma crise, algo que dure.

A simplicidade tem magia e genialidade!

Ser simples é melhor que fazer coisas extravagantes. Tenha gente boa, dê a esse pessoal coisas grandes para fazer e sustente uma cultura meritocrática. Não precisa complicar mais que isso para dar certo.

É bom ser fanático!

Não existe caminho fácil para encontrar soluções. O que existe é um caminho de dedicação e afinco para solucionar os problemas que encontrar.

Disciplina e calma (não velocidade) são a chave do sucesso em momentos difíceis!

Em épocas de incerteza e crise, as pessoas agem o mais rápido possível, como se isso fizesse a crise sumir. A fórmula certa é: entendam quanto tempo tem, usem esse tempo para tomar as melhores decisões possíveis e mantenham a calma.

Um conselho de administração forte e disciplinado pode ser um ativo estratégico poderoso!

Os conselhos administrativos desempenham um papel central em definir metas audaciosas, desenvolver a estratégia, sustentar a cultura, agarrar oportunidades e liderar em períodos tumultuados.

Busque conselheiros e professores, e conecte-os entre si!

Você deve buscar pessoas melhores que você para aprender. Ao buscar essas pessoas se puder conectar umas as outras, você terá aprendizados inimagináveis.

Para quem não viu o que escrevi sobre o livro Sonho Grande, basta clicar neste link (link afiliado). Você verá mais algumas lições do livro Sonho Grande!

Grande abraço!

O que você acha deste livro?